Instituto Terravista
Às 9:00 (nove) horas do dia 18 (dezoito) do mês de maio de dois mil e dez, foi fundada da Associação Cultural Música em Trancoso, instituição sem fins lucrativos, que trouxe para Trancoso/BA muito mais que um grandioso projeto de música – que integra o erudito e o popular em um local paradisíaco -, Música em Trancoso (MeT) é um evento cultura/, com forte viés socia/ e características únicas.
Na semana de 17 a 24 de marco de 2012, foi realizado o primeiro MeT com uma programação inteiramente gratuita voltada para difundir a música clássica e contribuir para a formação musical de jovens da comunidade e o aprimoramento técnico de estudantes de música de todo o País.
Um anfiteatro provisório foi especialmente projetado para acomodar 800 pessoas, com acústica e uma visão fascinante de um dos maiores patrimônios ambientais do País. Inicialmente projetado para ser montado nas coloridas falésias de Trancoso, foi transferido nessa edição para o alto das falésias, no complexo Terravista. cenário igualmente paradisíaco.
Música em Trancoso representa a realização do sonho de Reinold Geiger de promover um encontro que envolve os moradores de Trancoso e a emoção de um festival de música único, planejado e estruturado para concretizar objetivos culturais, socioeducativos e econômicos, com múltiplos benefícios para a comunidade de Trancoso e região.
A Associação Cultural Música em Trancoso, assumiu o compromisso de incentivar a cultura na Bahia, promovendo apresentações e aulas gratuitas de música ao público de todos os níveis sociais e faixas etárias, contribuir para o desenvolvimento social-cultural da cidade e do Estado, através do desenvolvimento de todo público com o acesso próximo a conteúdo musical de grande qualidade.
Garantiu uma maior democratização do acesso a pessoas que não possuem contato direto com este segmento musical e criou uma alternativa econômica para esta comunidade fora da sazonalidade do verão gerando um polo multiplicador de desenvolvimento, que ultrapasse as esferas do turismo e do comércio.
Os Ingressos foram disponibilizados gratuitamente nos primeiros anos, principalmente para a comunidade e estudantes locais, que na sua maioria são pessoas de baixa renda, bem como o publico geral de outras localidades.
Após o lançamento de sucesso em 2012, como iniciativa pioneira no País, por sua localização, abrangência sociocultural e qualidade da programação musical, o Música em Trancoso 2013 chegou à segunda edição (23/2 a 2/3) com a inauguração da primeira fase do Teatro L’Occitane, construído no alto das coloridas falésias de Trancoso, sul da Bahia, em perfeita harmonia com a paisagem, um dos cenários mais deslumbrantes da costa brasileira.
O projeto completo do Teatro L’Occitane foi entregue para a realização da terceira edição do Festival Música em Trancoso que foi realizado entre os dias 15 e 22 de março de 2014.
Em 2018, o Instituto passou a se chamar Instituto Dominique Geiger. Nesse ano o seu idealizador, Reinold Geiger decidiu ampliar as ações do Instituto para área de Serviço Social com o propósito de oferecer à cidade de Trancoso e região, projetos focados em saúde e educação que possam melhorar a vida de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Em 2023, Geiger ampliou ainda mais a capacidade da organização. O Instituto TERRAVISTA, agora com novo nome, tem por finalidade principal os pilares: SAÚDE + ESPORTE + EDUCAÇÃO + CULTURA para as crianças e famílias, em particular na região de Trancoso, município de Porto Seguro, Estado da Bahia, ofertando o necessário amparo às famílias da comunidade onde está inserido.